MELASTOMATACEAE

Microlicia humilis Naudin

Como citar:

Tainan Messina; Eduardo Fernandez. 2011. Microlicia humilis (MELASTOMATACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

VU

EOO:

10.267,227 Km2

AOO:

16,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é endêmica de São Paulo (Romero; Woodgyer, 2010). Até 1990 a espécie só havia sido coletada em Itirapina (centro do estado de São Paulo), mas coletas recentes foram afetuadas também em Águas de Santa Bárbara (sudoeste do estado), onde M. humilis foi observada formando grandes subpopulações (Martins, 1991).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2011
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Eduardo Fernandez
Critério: D2
Categoria: VU
Justificativa:

A espécie é endêmica do estado de SP, e até 1990 havia sido coletada apenas na região do município de Itirapina (centro do estado), porém coletas recentes foram efetuadas também no município de Águas de Santa Bárbara (sudoeste do estado), onde<i> M. humilis</i> foi observada formando grandes populações. <i>M. humilis</i> é delicada e foram identificadas menos de cinco situações de ameaça para a espécie que ocorre em áreas antropizadas.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes:

Ecologia:

Biomas: Cerrado
Fitofisionomia: Cresce em campos brejosos de áreas de cerrado (Martins, 1991).
Habitats: 5.4 Bogs, Marshes, Swamps, Fens, Peatlands
Detalhes: Subarbusto de até 25cm de altura (Martins, 1991), ocorrendo em Cerrado (Romero; Woodgyer, 2010). Cresce em campos brejosos de áreas de cerrado, e suas populações são constituídas por indivíduos muito delicados, como refere o epíteto humilis (Martins, 1991). Na Estação Ecológica de Santa Bárbara (SP), ocorre em campo limpo úmido (Meira Neto; Martins; Valente, 2007) Exemplares com flores e frutos foram coletados em Fevereiro, Abril e Junho (Martins, 1991).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced) local medium
A implementação de pastagens é a principal ameaça no entorno da Estação Ecológica de Santa Bárbara (Meira Neto et al., 2007).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
4.4 Protected areas on going
Encontrada na Estação Ecológica de Santa Bárbara (Meira Neto et al., 2007).
Ação Situação
1.2.1.2 National level on going
"Deficiente de dados" (DD). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.